quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As eleições americanas, a violência brasileira e eu, caiçara

Hoje eu acordei inspirada para escrever. Já abri os olhos lembrando do noticiário que passa todos os dias na televisão. As manchetes são: Eleições nos EUA; Crise Mundial e a violência.
Durante essa semana o Jornal Nacional está apresentando uma série de reportagens sobre "desafios" do próximo presidente americano. O desemprego em cidades onde antes isso não existia; a imigração ilegal - que foi tema de novela brasileira, pasmem -; e a questão energética ligada ao meio ambiente. Esses foram os assuntos abordados até ontem.
Se eu perguntar o que eu tenho a ver com isso, certamente vão pensar "que espécie de jornalista é essa garota que fala uma besteira dessas". Tá, tudo bem, então não pergunto.
Maaasss, em contra-partida, há assuntos originalmente brasileiros que são preocupantes.
Imaginem só, polícia civil "saindo no tapa" com polícia militar. Se os órgãos que existem para manter a ordem e a segurança de nós, cidadãos, não conseguem se entender e viram manchetes de jornais do mundo todo, até parece que eu, caiçara, vou conseguir me entender com o assaltante, o traficante, o estuprador, ou mesmo, com um "cara" da Lei, como por exemplo, um prefeito ou vereador, corrupto. Parecem distantes pra você? Mas não, não há grande diferença entre eles, a não ser que, um comete o erro abertamente e o outro engana os cidadãos.
Aí, o "seu" José Francisco, o operário que passou 32 horas preso em uma cisterna, enquanto trabalhava, foi resgatado e hospitalizado e, no dia seguinte, demosntrando que tem no sangue a força e a coragem de um trabalhador, aparece por menos de 10 segundos na tv, enquanto saía andando do hospital.
É como canta Nando Reis "...o mundo está ao contrário e ninguém reparou..."

Até mais...
Vívian Aguiar

8 comentários:

Sacred Gates disse...

texto fodastico o/...

as coisas infelimente são assim mesmo =/=/=/

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a sua posição...infelizmente no Brasil (me refiro ao nosso país, pelo fato de viver aqui e conhecer a nossa cultura), nós já estamos acostumados a deixar tudo como está, não buscamos melhorias, não cobramos nada de ninguém, talvez isso seja pelo fato da nossa colonização e pela influência que ela exerceu na nossa cultura. Porém sempre vale a lembrar que nunca é tarde para recuperarmos o que está perdido, vale a cada um de nós ter plena consciência disso.
Beijos Vivi... :-)

Caio Scafuro disse...

É... pois é...
Esses são os valores "impostos" a nós hoje. A mídia cobra a eleição americana como se nós, brasileiros, fizessemos alguma diferença nisso.

Muito pelo contrário, eu sou obrigado a sair da minha casa em um domingo chuvoso e cheio de lama nas ruas para exercer (obrigatóriamente) o meu direito (DEVER) de cidadão.

Votar não é, e nunca foi, um direito e sim um dever social.

Sobre o desemprego americano, realmente as taxas eram menores e tudo o mais... mas ja parou pra pensar em quanto a Globo quer o Obama como presidente americano? Antes do período eleitoral ninguém se manifestou a respeito disso, por que?

É isso aí.

❤️Ju❤️ disse...

Palmas pra vc!!
realmente é isso mesmo,tudo está uma pouca vergonha.
Tudo está ao contrário.
Vc é uma excenlente jornalista!parabéns.
bjão.

XCCX LIFE disse...

Infelizmente é a economia mundial, leia-se que acho a coisa mais ridícula inventada,visto que em mercado de capitais os problemas alheios são mais importantes que os nossos, é relevância exacerbada.

Quem vive cobrando governo geralmente não faz nada por si só. Eu não sou o mais indicado pra falar no assunto porque não acredito na máquina governamental em nenhum patamar, mas viver fazendo o melhor possível por sí e para os iguais ainda é a única maneira de mudar algo, tem muito lugar que não era iluminado nem asfaltado que alguns civis comuns protocolaram pedidos públicos e foram atendidos, tem muito lugar violento que moradores criaram formas de se organizar com a polícia e "contraventores" pra viver melhor. Esperar resultados de um sistema que nasceu corrompido é alem de utopia uma burrice, a evolução ocorre por sí própria, não é com reclamações jogadas ao vento que ela se acelera, o problema nosso é reclamarmos muito e agirmos nada.Tem um pensamento que acho que reflete muito isso:

Enquanto Hitler dava berros em prol de uma revolução e unificação étnica absurda, Gandhi pensava baixo, Chaplin fazia cinema mudo e estes sim são nossos mentores admirados até hoje.

Hipocrisia é da nossa natureza mas devemos ao menos tentar criar um senso coletivo pra melhorar as coisas e este post vivi, só pelo fato de fazer com que pessoas pensem e discutam,ja é muito válido.

Bjo.

XCCX LIFE disse...

ah sou eu o lucas :O)

Sabrina Sancler disse...

poiss é..as vezes o Brasil da mais valor aos problemas d fora do q aos d dentro do país...é como dizem,a grama do visinho é sempre mais verde..e até os problemas são "melhores" ¬¬

adoreii aq x))

bjusss

Sabrina Sancler disse...

tahh oookz x))
depois eh pra me visitar eim^^

bjusss