domingo, 12 de fevereiro de 2012

O medo e seus derivados!


Olá!

Eu escolhi dois livros para ler sem nem ler nenhuma resenha antes. Um é o "Ensaios sobre o Medo", que reúne textos de vários autores, mas organizados por Adauto Novaes. E o outro é "A Rosa do Povo", de Carlos Drummond de Andrade.

Ai, tem algumas partes que falam do mesmo assunto, de formas diferentes, mas chegando ao mesmo raciocínio final, e eu, fiquei encantada.

Vou transcrever alguns pedaços.



... Atrás de toda
forma de expressão
técnica, artística ou religiosa, está desenhada a idéia
da morte. O homem é,
então, o animal mortal, que, como dizia Hegel, deixa de
ser animal quando se
lembra que é mortal.
O medo
é uma emoção. Isso significa queé
uma experiência que se obtém,
passivamente, fora de qualquer controle, que não
depende de
nós.
(extraído do texto de Francis Wolf -"Devemos temer a morte?")




Em verdade temos medo,

Nascemos escuro.

As existências são poucas:

Carteiro, ditador, soldado.

Nosso destino, incompleto.

...

Assim nos criam burgueses.

Nosso caminho: traçado.

Por que morrer em conjunto?

E se todos nós vivêssemos?


Vem, harmonia do medo,
vem, ó terror das estradas,

susto na noite, receio

de águas poluídas.

...

Faremos casas de medo,

Duros tijolos de medo,

medrosos caules, repuxos,

ruas só de medo e calma.

...
(extraído do poema "O medo", de Carlos Drummond de Andrade)


Gostaram?

Eu enxerguei da seguinte forma: Existem pessoas que tem medo e confessam aquilo que não é um pecado, e existem pessoas que dizem não ter medo, e mentem para si próprios.

No livro de Adauto Novaes, se percebe que nos tornamos o que somos hoje devido a influência determinante que o medo tem em nossas vidas. E que, não é uma escolha. Já, no livro de poemas de Drummond, fala-se a mesma coisa, de maneira diferente, e que, nascemos sim, com o medo.


Eu tenho medo, não há como controlar. Tenho tantos tipos de medos, de tantas coisas que nem sei. Só o que sei, é que vivo, cada dia, esteja o medo me fazendo companhia ou não. O importante, é não ter medo de sentir o medo!

Espero que tenham gostado, e que não me considerem uma doida. Adoro ler e trazer o que eu leio para a minha realidade.




"Clara manhã, obrigado,

o essencial é viver!"

(do poema "Passagem da
noite")


Um Beijo!
Vívian Aguiar

Nenhum comentário: